Arara de Garganta Azul
Arara de Garganta Azul
Ara glaucogularis (Dabbene, 1921)
Descrição: As araras-de-garganta-azul têm coloração muito viva. Eles têm penas azul-turquesa brilhantes cobrindo sua garganta, coroa, costas e o lado dorsal de suas asas e cauda. As penas amarelo-douradas crescem em uma faixa entre a coroa azul e a garganta na lateral da face e na parte ventral do corpo, asas e cauda. No rosto há uma parte de pele nua com pequenas plumas azuis perto da base do grande bico escuro. A pele nesta mancha é predominantemente branca com um tom rosa próximo ao bico. A Ara glaucogularis mostra pouco dimorfismo sexual facilmente observável, no entanto, os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas. As araras-de-garganta-azuis recém-nascidas são completamente rosadas e não têm penas. A íris também muda de cor com a idade, sendo num filhote é inicialmente preta e muda para marrom logo após a abertura dos olhos, e sucessivamente para a íris amarela.
Hábitos: Esta espécie de arara habita nas florestas e savanas, sendo que sua sobrevivência e reprodução estão ligadas a palmeira, utilizada para alimentação e nidificação. As araras-de-garganta-azul são aves sociais, pois formam pares de acasalamento monogâmicos e também vivem em pequenos grupos. As araras-de-garganta-azul vivem, se alimentam e fazem ninhos nas árvores. Seu principal meio de locomoção é o voo, mas também são capazes de subir em árvores, manobrar em galhos e andar no chão. As araras-de-garganta-azul não comem sementes e nozes da mesma forma que muitas outras espécies de araras. Em vez disso, eles comem principalmente frutas de grandes palmeiras.
MAPA: Bolívia
Reprodução: As araras-de-garganta-azul são monogâmicas e acasalam para toda a vida. Um par de araras-de-garganta-azul em acasalamento pode ser muito afetuoso um com o outro e muitas vezes são vistos arrumando as penas um do outro e empoleirando-se juntos. Um casal de araras-de-garganta-azul deve encontrar um ninho adequado antes que ocorra a fertilização. Se um local de nidificação não puder ser encontrado, o par pode escavar seu próprio ninho. As araras-de-garganta-azul reproduzem-se uma vez por ano se as condições ambientais o permitirem. A fêmea põe de um a três ovos por ninhada e incuba por 26 dias. A Ara glaucogularis geralmente nidifica em cavidades de palmeiras. Algumas espécies de araras, incluindo Ara glaucogularis, comem as folhas da palmeira a ponto de matar a árvore. As araras-de-garganta-azul fêmeas põem os ovos e os incubam até que eclodam. Os machos alimentam as fêmeas durante a incubação. Ambos os pais alimentam os filhotes assim que os filhotes nascem.
Conservação: As suas principais ameaças são a caça e a destruição e fragmentação de seu habitat. CR(Critically Endangeded)