Guaruba
Guaruba
Guaruba guarouba (Gmelin, 1788)
Descrição: Esta Guaruba tem uma plumagem geralmente amarela brilhante. Na ponta das suas asas apresenta um verde terminado em azul-esverdeado. Esta tem uma longa cauda amarela, olhos castanhos com anel de pele nua branco rosado. Este pássaro tem um bico e patas rosados. Nesta espécie não há presença de dimorfismo sexual. Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas com verde-escuro nas bochechas e coberturas das orelhas. O bico rosa e anel do olho cinza-claro.
Hábitos: Esta ave alimenta-se de semente, frutos oleosos, frutas e flores. Habita a copa de florestas húmidas altas. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos.
MAPA: Amazónia
Reprodução: A corte entre os casais envolve o penteamento mútuo da plumagem. Procura árvores altas e ocas para construir seus ninhos, dentro de uma câmara profunda que impeça a ação de predadores, como os tucanos. Nesse local, colocam de dois a três ovos que são incubados por aproximadamente 30 dias, não somente pelos pais, mas também por outros indivíduos do bando. Esses “ajudantes” colaboram ainda no cuidado com os filhotes até que se tornem adultos. A época de reprodução é de dezembro a abril. Os tucanos atacam os filhotes, o que pode explicar por que os pássaros unem forças para proteger os ninhos. Os filhotes atingem a idade adulta após 10 semanas. Eles atingem a maturidade sexual aos três anos de idade.
Conservação: A guaruba é ameaçada principalmente pela destruição de seu habitat, VU (Vulnerable)