Mainá do Bali
Mainá do Bali
Leucopsar rothschildi (Stresemann, 1912)
Descrição: O Mainá do Bali é um belo pássaro branco como a neve, com pontas pretas nas penas das asas e da cauda e manchas de pele nua azul-celeste ao redor dos olhos. O macho e a fêmea são quase idênticos, embora a crista delicada e rendada da cabeça que se estende pela nuca possa ser um pouco mais longa no macho. Esta ave tem as suas patas cinzento-azuladas e o bico de tonalidade de azul a amarelo. Sua beleza é provavelmente o motivo pelo qual a imagem dessa ave é usada em grande parte da arte cultural encontrada na ilha de Bali, na Indonésia.
Hábitos: O mainá de Bali geralmente se reúne em grupos quando é jovem para localizar melhor o alimento e ficar atento aos predadores. Eles vivem nos buracos das árvores e forram seus ninhos com folhas, caules de plantas secas e penas. Em seu habitat natural, é discreto, usando as copas das árvores como cobertura. As vocalizações são uma variedade de chamadas agudas. A dieta do mainá de Bali inclui frutas, sementes, vermes e insetos. Tanto a agressão quanto o cortejo são demonstrados de maneira semelhante: o pássaro levanta a crista da cabeça, aponta o bico para o céu e balança o corpo. Junto com esta exibição impressionante estão algumas vocalizações únicas, quase desafiando a descrição. Há assobios profundos, trinados e uma série de notas vibrantes geralmente acompanhadas por assobios estridentes. Durante essas canções, o peito é expandido e a plumagem arrepiada. Uma distribuição em forma de leque das penas da cauda conclui a exibição.
MAPA: Bali , na Indonésia
Reprodução: Tanto os machos quanto as fêmeas trazem comida para o ninho para os filhotes após a eclosão.
Os Mainá do Bali parecem ser monogâmicos e, uma vez estabelecido um vínculo, ambos os parceiros exibem e vocalizam vigorosamente para anunciar a propriedade territorial e desencorajar intrusos. Quaisquer invasores são recebidos com perseguições e ataques aéreos persistentes. Geralmente é o macho que inicia essas perseguições voadoras, mas a fêmea também participa. Os futuros pais constroem um ninho juntos, usando erva, pequenas folhas e penas, em um buraco natural de árvore. O ninho completo tem um copo bem formado no meio para os ovos. Estas aves podem produzir de duas a três ninhadas durante esse período, com dois a três ovos por ninhada, levando 12 a 15 dias para nascerem. Os ovos são verde-azulados e tanto a mãe quanto o pai incubam os ovos. Os pais alimentam os filhotes e se revezam levando a comida de volta ao ninho no bico.
Conservação: Este pássaro por ter uma distribuição extremamente pequena e uma população minúscula, ainda sofre com a caça ilegal para o comércio de aves engaioladas. CR (Critically Endangered)