top of page

Papagaio Cinzento

Papagaio Cinzento

Psittacus erithacus erithacus (Linnaeus, 1758)



Descrição: A plumagem do Psittacus erithacus é de vários tons de cinza mais claro e as suas penas da cauda apresentam um vermelho vivo. Os indivíduos desta subespécie têm bicos pretos sólidos e curvado. Essas aves têm um aro ocular grande de pele nua branca. As suas patas são cinzentas e as suas asas também, onde na terminação destas o cinzento intensifica-se. Os seus olhos apresentam uma coloração amarelo prateado brilhante. Muitas das penas de contorno cinza são bordadas com branco. Isso lhes dá uma aparência suave e rendada. Eles podem ser um pouco sexualmente dimórficos, podendo só mudar o padrão da coloração cinza do corpo.


Hábitos: O habitat dos papagaios-cinzentos geralmente são as florestas húmidas de planície. Esses papagaios fazem seus ninhos em buracos de árvores, às vezes escolhendo locais abandonados por pássaros como pica-paus. Os papagaios cinzentos no meio selvagem são muito tímidos e raramente permitem que os humanos se aproximem deles. Eles são altamente sociais entre eles e nidificam em grandes grupos, e são frequentemente observados empoleirados e barulhentos. Os jovens pássaros exibem comportamentos de apaziguamento em relação aos membros mais velhos, pois à medida que amadurecem, as aves tornam-se mais agressivas com os membros da mesma espécie. Os papagaios cinzentos na natureza devem aprender um conjunto complexo de habilidades, pois estes precisam aprender como separar as plantas alimentícias desejáveis das plantas tóxicas, como defender o território, como reconhecer e evitar predadores, como encontrar água potável e como reunir suas famílias quando separados. Estudos descobriram que os papagaios-cinzentos têm cognição complexa e são considerados uma das espécies animais mais inteligentes. Bandos de papagaios cinzentos selvagens seguem um padrão diário de vocalizações e os filhotes aprendem essas vocalizações com os pais. Os papagaios cinzentos são herbívoros. Na natureza, eles se alimentam principalmente de nozes e frutas, suplementadas por folhas, frutas, insetos, cascas e flores.


MAPA: Ocidente e Centro Africano


Reprodução: Mesmo os papagaios cinzentos serem pássaros muito sociais, a reprodução ocorre em colônias soltas com cada par ocupando sua própria árvore. Os indivíduos selecionam parceiros cuidadosamente e têm um vínculo monogâmico vitalício. Os voos de exibição em torno de buracos de ninhos estão relacionados a rituais de namoro, e os machos alimentam as companheiras e ambos cantam notas suaves e monótonas. Os papagaios cinzentos se reproduzem uma a duas vezes por ano. As fêmeas põem de três a cinco ovos arredondados, um cada em intervalos de dois a cinco dias. Estas incubam os ovos enquanto são alimentadas inteiramente pelo macho, levando aproximadamente trinta dias e os filhotes emergem do ninho com doze semanas de idade. Depois que os filhotes emergem do ninho, ambos os pais os alimentam, criam e protegem. Ambos os pais cuidam de seus filhotes até atingirem a independência.




Conservação: Estas aves são impactadas pela destruição do habitat, uso indiscriminado de pesticidas e caça por parte dos habitantes locais. A captura para o comércio de aves selvagens é também uma das principais causas do declínio das populações. VU (Vulnerable)


bottom of page