Papagaio de Cabeça de Falcão
Papagaio de Cabeça de Falcão
Deroptyus accipitrinus (Linnaeus, 1758)
Descrição: O Papagaio de Cabeça de Falcão é uma ave vistosa. Ela é maioritariamente verde nas asas, dorso e cauda. As pontas das asas e a parte inferior da cauda são pretas. Na coroa da cabeça encontra-se uma mancha branca de penas, onde as penas vão ficando mais acastanhadas até ao pescoço. O seu ventre é característico por ter penas de várias cores, entre as quais vermelho, verde a azuis claras. A sua maior característica é o seu leque abaixo do pescoço que quando agitada o levanta, mostrando as cores vibrantes vermelho e azul-claro. O seu bico e patas são cinzentas e a sua iris amarela. Não há dimorfismo sexual aparente, mas a fêmea pode ser um pouco maior que o macho. Por a sua cabeça ter esta coloração, pode ser confundido por segundo por um falcão.
Hábitos: Esta ave alimenta-se de frutas de palmeiras, flores e sementes. Em geral, vive em grupos pequenos (4 a 7 indivíduos) ou em pares. Tem voos baixos entre as árvores. No medo, na agressão ou no comportamento brincalhão, o papagaio-de-cabeça-de-falcão levanta as penas da nuca para formar um leque de aparência assustadora, para parecer maior. O chamado mais comum é um chamado tremido, grito estridente.
MAPA: Amazónia
Reprodução: O rápido bater de asas, seguido de um leve deslizamento, proporcionam um voo de exibição profundamente ondulante é característico durante o período reprodutivo. O Papagaio de cabeça de falcão faz o ninho em buracos de árvores mortas, inclusive naqueles feitos por pica-paus, a partir do mês de fevereiro. Tem posturas de até 2 ovos, com tempo de incubação variando entre 24 e 29 dias.
Conservação: Esta espécie está especialmente ameaçada devido à perda de habitat. LC (Least Concern)