Papagaio Eclectus
Papagaio Eclectus
Eclectus roratus (Müller, 1776)
Descrição: O Papagaio Eclectus é sexualmente dimórfico, o que significa que macho e fêmea têm cores diferentes. Embora ambos os sexos sejam semelhantes em tamanho, os machos tendem a ser maiores. Todos os filhotes nascem com penas cinzas. À medida que suas penas crescem, o sexo pode então ser determinado.
Os machos são principalmente verdes e bastante coloridos. Eles têm uma coloração azul e vermelha na parte inferior das asas. As coberturas das asas são verdes e as penas da cauda são em tons de verde, azul e branco-amarelado na ponta. Os machos têm pernas cinzentas. Sua mandíbula é de cor vermelho coral a amarelo na parte superior e preta na parte inferior. As fêmeas são principalmente vermelhos. O peito e a parte inferior das asas das fêmeas é roxo. Sua mandíbula é bem diferente da dos machos, sendo completamente preta.
Hábitos: Papagaios Eclectus são conhecidos por residir em florestas densamente povoadas, muitas vezes perto de água ou áreas costeiras e são frequentemente vistos em bandos ou em pares. As fêmeas são mais tímidas e geralmente menos prováveis de serem vistos. Isso pode ser devido ao fato de haver menos fêmeas do que machos em uma área de nidificação. É típico que as fêmeas procurem ativamente um buraco para viver porque não constroem o seu próprio. Ao defender seu território, eles agem de forma agressiva e mostram o bico aberto como forma de assustar outros membros da espécie. Os papagaios Eclectus são conhecidos por serem pássaros barulhentos. Eles costumam fazer chamadas durante o voo, sendo costume guinchar repetidamente quando estão no ar. Os papagaios Eclectus usam a sensibilidade aos comprimentos de onda ultravioleta para identificar parceiros. Estes papagaios são herbívoros, consumindo frutas e bagas, nozes, sementes, brotos de folhas, flores e néctar que obtêm das copas das florestas. Os papagaios têm um bico em forma de gancho, a mandíbula superior estendendo-se mais do que a inferior. Os papagaios usam essa pequena extensão para abrir as sementes ou extrair a polpa da fruta.
MAPA: Papua Nova Guiné, Indonésia e Austrália
Reprodução: Essas aves são consideradas poliândricas, o que significa que as fêmeas têm múltiplos parceiros. Isso ocorre quando apenas uma fêmea habita uma área com várias fêmeas. As fêmeas acasalam com os machos em uma área onde os recursos alimentares e a proteção são abundantes. Os machos passam mais tempo procurando fêmeas com características desejáveis. Para atrair parceiros, as fêmeas podem sentar-se na abertura de sua cavidade e mostrar as penas vermelhas brilhantes da parte inferior da asa. Os machos normalmente trazem comida para as fêmeas que estão nidificando e se interessam pelas fêmeas usando essa demonstração de atração. A atração de um parceiro geralmente consiste em se curvar, bater as asas e outros comportamentos excêntricos para obter atenção. Um grupo pode consistir em mais machos do que fêmeas, devido à competição feminina por cavidades secas. Seu período de reprodução é de abril a dezembro, dependendo da localização. A fêmea produz até 2 ovos e incuba-os por uma média de 28 dias, enquanto vários machos fornecem comida e muitas vezes proteção. Eles nidificam de 14 a 22 metros acima do solo, normalmente longe do interior da floresta em espaços ocos de árvores. As fêmeas ficarão com a ninhada até a eclosão e com os filhotes até depois da emplumação, aos três meses, onde os filhotes serão depois cuidados principalmente pelos machos do grupo de nidificação.
Conservação: A população de papagaios Eclectus está diminuindo devido ao desmatamento e perda de habitat. LC (Least Concern)